A fabricação do vidro é um processo altamente sofisticado e complexo que inclui várias etapas em sua produção. Ela é responsável por transformar matéria-prima em produtos que são usados na construção de muitas estruturas em todo o mundo, seja em janelas, portas, armários entre outras.
O que é fabricação do vidro?
Fabricação do vidro é um processo que envolve a transformação de sólidos em vidro. Existem três categorias principais de fabricação de vidro: fundição, sopro e laminação. Cada etapa e tecnologia envolve escolhas de materiais que vão desde o tipo de fôrma aos aditivos químicos. Para cada tarefa, é necessário escolher a temperatura certa, que pode variar de acordo com a forma como o vidro é produzido.
Como funciona a fabricação do vidro?
O processo inicia com a fusão das matérias primas, como sílicas, óxidos de cálcio e sódio, entre outros, e em seguida é feita a mistura desses componentes em um processo chamado “massa de vidro”. O vidro fundido é, então, transferido para uma forma de molde que é aquecida a uma temperatura específica, que é determinada pela forma das peças a serem produzidas. Enquanto o vidro está sendo moldado, ele passa por spatulação, açoite e bombas de ar para dar forma e desenho. Quando a forma é completada, o vidro é lentamente resfriado para que seja mantida sua resistência.
Vantagens da fabricação do vidro
- Durabilidade: O vidro é um material extremamente resistente e difícil de arranhar, que dura por muito tempo e não desbota com o passar dos anos;
- Reciclável: O vidro é reciclável e não é tóxico, pois não contém metais pesados;
- Luz natural: O vidro permite que a luz natural entre nos ambientes;
- Versatilidade: O vidro é um material versátil que pode ser usado em diversas situações.
A fabricação do vidro oferece inúmeras vantagens a quem o utiliza. Se você deseja construir ou reformar sua casa, escritório ou empresa, contar com a qualidade de produtos e serviços da M.Campineira, líder em VIDROS E VIDRAÇARIAS, é garantia de qualidade e segurança.